Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sorria, você está sendo filmado

As câmeras de monitoramento são importantes aliadas no intuito de inibir a ação criminosa. É muito comum, atualmente, visualizar em estabelecimentos comerciais, sobretudo, em locais de grande fluxo de pessoas a plaquinha “Sorria, você está sendo filmado”. Na geração “Big Brother” cada passo é eletronicamente vigiado e as imagens tornam-se essenciais na identificação de bandidos no caso de assaltos.

Além da segurança patrimonial, as empresas também podem fazer o monitoramento através das câmeras para a finalidade de evitar acidentes e acompanhar o andamento da produção. Toda via utilizar as câmeras para fiscalizar o trabalho dos funcionários pode ferir um dos princípios da cláusula de trabalho que é a confiança entre empregador e empregado.

A instalação das câmeras deve ser feita de forma de impossibilitar a invasão de privacidade dos clientes, funcionários ou moradores. Em condomínios, o equipamento não pode ser direcionado para o interior das casas ou apartamentos.

A legislação brasileira não normatizou os procedimentos ideais para instalação e utilização. No entanto, a captação indevida de imagens por meio do sistema de CFTV pode acarretar a demissão do funcionário.

Especialista em segurança pública e privada, Jorge Lordello, afirma já ter ouvido muito relatos positivos em relação à utilização das câmeras de monitoramento. “Ouvi comentário de síndico, relatando não suportar mais os danos nos elevadores de seu prédio. Ele resolveu instalar câmeras de segurança, a partir daí não vislumbrou mais nenhuma ocorrência desse tipo”.

Vale lembrar que as câmeras de segurança devem estar atreladas a sistema eletrônico digital de gravação das imagens. De nada adianta instalar câmeras, se as imagens não forem armazenadas. É como utilizar revólver sem munição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário