Monitoramento real de toda a cidade e perímetros específicos 24 horas por dia; imagens de satélite em terceira dimensão e câmeras com sensores de presença a longas distâncias e sistema inteligente que filtra movimentos apenas de pessoas, mesmo em pontos escuros, deverão fazer parte do arsenal de segurança da Copa. Muitas dessas tecnologias foram usadas pela primeira vez no Brasil e garantirão operações consideradas modelo, tanto nas instalações do evento quanto em áreas de apoio.
Na sala de visualização do Centro de Comando e Controle (CCC), as imagens das câmeras de segurança podem ser acessadas por um mapa 3D interativo, integradas a imagens de satélite em terceira dimensão. Ao selecionar uma câmera específica no mapa, a tela fornece a visualização das imagens geradas em tempo real.
Para o Ministério da Justiça, a segurança do Sorteio Preliminar da Copa do Mundo da FIFA 2014 foi uma mostra do trabalho integrado entre os governos federal, estadual e municipal que será utilizado em todas as 12 cidades-sede.
A integração e articulação estratégicas são consideradas fundamentais para a tomada de decisões eficaz. Para o gerente geral de Segurança do Comitê Organizador Local (COL), José Hilário Medeiros, "este modelo de trabalho desenvolvido busca a multiplicação do conhecimento, gerando um legado para as próximas ações do COL e dos órgãos de segurança envolvidos na gestão do Centro de Comando e Controle”.
Fonte: AI Fifa e Comunicação Fatej
Nenhum comentário:
Postar um comentário