Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Debate sobre a previdência é fundamental, avaliam especialistas

O futuro da previdência no Brasil e os seus diversos tipos. Esses foram alguns enfoques analisados ao longo da última quinta-feira (13) no seminário "Previdência Social e Previdência Complementar no Brasil: Rumos e Desafios, que ocorreu no Hotel Sheraton, em Porto Alegre.

Segundo os especialistas, o debate é urgente porque afeta diretamente na vida e no futuro da sociedade.Segundo o presidente do INSS, Mauro Hauschild, é preciso aproveitar o tempo que ainda se tem, antes que o regime fique insustentável, para se discutir alternativas para amenizar esses problemas. "É fundamental chamar a sociedade para esse debate e oportunidades como essas têm grande importância", afirmou ele, ressaltando ainda a importância de se discutir o assunto por vários pontos de vista. 

Para o senador Paulo Paim, que participou do debate sobre seguridade social, a previdência social envolve 190 milhões de brasileiros e atinge diretamente aquelas pessoas que dependem ou dependerão dos benefícios. Além disso, ressaltou a importância do debate do fim do fator previdenciário, o qual chamou de maior "crime" contra o trabalhador.

Segundo o diretor da Bradesco Seguros, Tarcisio Godoy, o tema da previdência precisa ser levado com mais seriedade por parte da população. Isso é fundamental, já que os brasileiros deveriam começar a pensar cada vez mais cedo sobre que tipo de aposentadoria querem.Já o diretor comercial da Capemisa - Vida e Previdência, Laerte Tavares Lacerda, o desafio das previdências complementares é o de chamar a atenção da população da sua importância. "Existe um mercado muito grande ainda a ser explorado e, para que isso seja possível, é preciso multiplicar e difundir as informações, principalmente em eventos como esses".

Para o diretor-presidente da GBOEX, Sérgio Luis Renk, o debate sobre a previdência complementar ganha ainda mais importância pelas carências apresentadas pela previdência geral. "Quem pensa no futuro sempre quer algo mais, uma segurança a mais".

Fonte: Voto

Nenhum comentário:

Postar um comentário