Todas as expectativas até agora tiveram seu fundamento confirmado. O concurso do INSS 2011, sem dúvida, é um dos mais esperados deste segundo semestre e tudo o que está faltando para que as inscrições comecem é a publicação do Edital. O próprio ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, já havia confirmado tudo, desde o mês de agosto, via Twitter e alguns pronunciamentos paralelos.
Também já está mais do que justificada a realização do certame (cuja organizadora ainda não se sabe qual será): o órgão está em ampla expansão de sua rede de atendimento, pois está vivenciando o chamado PEX – Plano de Expansão da Rede de Atendimento.
Ao que tudo indica, ou o Edital ainda sai até o final deste mês, ou sairá no começo de outubro. Quais as capitais ou as cidades que terão vagas? Não é prudente informar, até porque depende única e exclusivamente do Edital. Quantas vagas serão oferecidas? Isso sim dá para responder, pois o Ministério do Planejamento já havia sinalizado a respeito: 2.500 vagas. Sinal de que a concorrência vai ser mais do que acirrada!
A maioria das vagas oferecidas será para o cargo de Técnico Previdenciário, cujo quantitativo chegará a 2.000 oportunidades. As 500 vagas restantes serão para o cargo de Perito Médico. Mas sem dúvida, haverá maior concorrência para Técnico, pois a exigência mínima é de que o candidato tenha apenas o Ensino Médio concluído. Peritos Médicos, por sua vez, devem possuir formação de nível superior em Medicina.
Além da estabilidade empregatícia, claro, outro atrativo essencial que leva milhões de brasileiros a participar do concurso é a oferta de uma boa remuneração mensal. Afinal de contas, um técnico entra para o quadro de servidores percebendo uma remuneração inicial em torno de R$ 2.676,44, enquanto que um Perito recebe cerca de R$ 4.667,00, além de outros benefícios.
Fonte: Alberto Vicente Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário