Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Brasil é 9º em ranking previdenciário, diz consultoria

O Brasil ficou em nono lugar em uma avaliação global do sistema previdenciário, segundo relatório da consultoria Mercer divulgadona última quinta-feira. Dos 16 países analisados, o Brasil apresentou a pior avaliação na categoria sustentabilidade, que inclui a reserva financeira do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e a pequena parcela da população com poupança previdenciária.

O índice brasileiro apresentou leve queda de 2010 para 2011 passando de 59,8 para 58,4. A redução, segundo a consultoria, ocorre por causa da diminuição na taxa de poupança familiar e à uma leve redução no indicador de sustentabilidade.

De acordo com o indicador, o País precisa resolver questões como a baixa incidência de poupança previdenciária pela população ativa (menos de 10%), regime de caixa administrado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), baixa participação de poupança previdenciária em percentual do Produto Interno Bruto (PIB), alto índice de investimentos em títulos do governo na formação de poupança e falta de mecanismos de aposentadoria gradual. Esses são os fatores que contribuíram para a baixa nota no quedito sustentabilidade.

A Holanda ficou em primeiro lugar no levantamento, seguida da Áustria e da Suíça. No entanto, nem mesmo os três primeiros receberam a nota A no índice e, dos 16 analisados, dez receberam nota C (grandes riscos ou deficiências) e nota D (pontos fracos significativos e omissões).

Fonte: 
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário