Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saiba como contratar serviços de segurança privada

Antes de contratar o serviço de segurança privada é importante saber que não existe a função de “Vigilante autônomo”, uma vez que o profissional de segurança deve estar registrado numa empresa especializada (ou com segurança orgânica), possuir o Certificado de Conclusão do Curso de Formação de Vigilantes, devidamente registrado na Polícia Federal e a CNV - Carteira Nacional do Vigilante para exercer a atividade. Vale ressaltar também que é probibido a prestação de serviços de vigilância /segurança  efetuada por Policiais Civis e/ou Militares.

Empresas clandestinas
A terceirização, especialmente no que diz respeito aos serviços de segurança privada, tem aumentado significativamente desde que as empresas perceberam os benefícios de tal opção. Porém, se essa contratação não for realizada com critério na escolha de empresas idôneas, essa excelente solução pode se transformar num pesadelo e trazer sérias complicações e aborrecimentos ao contratante.

Dessa forma, antes de contratar quaisquer serviços de segurança de pessoas, defesa do patrimônio e escolta de cargas ou de valores, verifique junto ao sindicato patronal se a empresa que pretende executá-los está realmente habilitada. Saiba também que o Departamento de Polícia Federal poderá prestar informações quanto à situação de regularidade das empresas.

No mercado de segurança privada, é muito comum a contratação de empresas não regulamentadas. Essas empresas, conhecidas como “clandestinas”, não cumprem os requisitos exigidos pela Lei 7102/83, contratam vigilantes sem nenhum critério, não se preocupando em checar a origem do indivíduo, seus antecedentes criminais e sem exigir o Curso de Formação de Vigilantes e a Carteira Nacional de Vigilante – CNV, expedida pelo Ministério da Justiça.

Aprimoramento profissional
No objetivo de formar gestores na área de segurança privada e patrimonial para suprir a necessidade de mão-de-obra qualificada no mercado, a Fatej possui cursos de graduação e MBA visando contribuir na formação de profissionais conscientes de sua responsabilidade ética e social, qualificados, empreendedores, competentes e com forte conhecimento da área de segurança privada, inclusive no que tange ao planejamento e execução de sistemas e estratégias para segurança pessoal e patrimonial.


Fonte: AI Sesvesp e Comunicação Fatej

Nenhum comentário:

Postar um comentário