Páginas

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Mercado em crescimento precisa de profissionais qualificados em segurança

O mercado da Segurança Privada mudou muito nas últimas décadas e tem movimentado bilhões e, como consequência, a procura por profissionais qualificados tem sido crescente.

Desde que saiu de cena o segurança “guarda costas” – robusto, um novo perfil vem sendo exigido do profissional de segurança. Discrição, inteligência, formação superior, liderança e comunicação, são algumas das qualidades exigidas do novo profissional.

O setor de segurança privada se modernizou, e já não há mais modelos de segurança baseados em situações de prática ou experiência e em pessoas de porte físico avantajado.

O cenário é outro
As tecnologias atuais associadas às estratégias eficazes de prevenção e segurança, requerem do profissional Gestor de Segurança que a experiência acumulada se alie aos conhecimentos técnicos, que a liderança seja associada á capacidade de tomar decisões, que a inteligência se sobreponha á força, que o planejamento seja eficaz e que o equilíbrio e gerenciamento de crises predominem sobre a impulsividade.

A Segurança Privada em números confirma a necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e proativos e a ascenção desse setor:

No ano de 2010 o setor movimentou cerca de 15 bilhões de reais. Desde 2009 o efetivo da segurança pública é inferior ao da segurança privada. Dos 5 mil habilitados para segurança pessoal e privada 2 mil estão em São Paulo. O aumento de vagas para cargos de supervisão e gerenciamentos é considerável e a seleção mais rigorosa. Isso demostra que o setor está crescendo e esta ascensão gera demanda de profissionais cada vez mais especializados.

Se considerarmos os grandes eventos que acontecerão nos próximos anos as qualidades do profissional de segurança devem ser multiplicadas. Destaque para o profissional bilíngue e com conhecimento em tecnologia da informação. Esses profissionais serão muito requisitados para atuar na inteligência, no setor de planejamento e estratégias, na segurança VIP.

Assim, a área de segurança privada tem se configurado como importante setor de geração de emprego e nicho favorável para jovens empreendedores. Com a futura realização da Copa do Mundo no Brasil, haverá ampliação das oportunidades e o gestor de segurança, com ensino superior, boa qualificação, atualizado, terá maiores condições de crescimento profissional e de estabilidade no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário